Formas de pagamento
Para facilitar o processo de vendas, é possível definir as Formas de Pagamentos utilizadas pela empresa.
Ao criar uma forma de pagamento, o usuário deverá informar ao sistema se esta gera movimentação financeira ou não. Como exemplo, dinheiro, cartão, etc., geram uma entrada financeira, já as cortesias não geram nenhum tipo de movimentação financeira.
O usuário também deverá informar se esta forma de pagamento tem vínculo bancário, ou não. Caso haja o vínculo, no momento em que efetuar um novo pedido, será possível selecionar a conta bancária a qual o pagamento estará vinculado, desta forma, será gerado um fluxo para a conta bancária. Caso não tenha vínculos bancários, mas gere movimentações financeiras, no pedido, o usuário deverá vincular a forma de pagamento a um caixa físico, já cadastrado no sistema. Para saber mais sobre os caixa financeiros, clique aqui.
1º Passo: Clique em “Cadastros” > “Financeiro” > “Pagamento” > “Formas de Pagamento”.

2º Passo: Clique em “[+] Novo (F2)” para adicionar uma forma de pagamento, preencha os dados solicitados e clique em “Salvar (F2)”.

Ativo: Selecione essa opção caso a forma de pagamento deva estar disponível no momento da realização das baixas financeiras.
Tipo taxa: Essa opção deverá ser preenchida caso a forma de pagamento gere alguma taxa para a empresa, como por exemplo, as máquinas de cartão, geração de boletos, etc.
Tipo de Integração: Pode ser TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) ou POS (Point of Sale – ponto de venda). O TEF é um software que captura as transações e as envia para a rede adquirente via internet ou links dedicados, porém não permitem mobilidade para aceitar cartões. Já a integração POS é a solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil
