top of page

Como emitir uma NF-e Complementar?

A Nota Fiscal complementar serve como um adicional à nota gerada e deve ser emitida quando existe a necessidade de corrigir alguma informação (geralmente numérica), você pode acrescentar valor ou quantidade de produtos e complementar o ICMS, ICMS-ST e IPI.

É importante salientar que a Nota Fiscal Complementar deve ser utilizada para acrescentar e nunca para debitar/subtrair. Para tais fatos deve-se utilizar carta de correção e/ou nota fiscal de devolução de acordo com cada caso.
Será emitida nos casos de:

• Reajustamento de preço em razão de contrato escrito ou de qualquer outra circunstância que implique aumento no valor original da operação ou prestação;
• Na exportação, se o valor resultante do contrato de câmbio acarretar acréscimo ao valor da operação constante na nota fiscal;
• Na regularização em virtude de diferença no preço, em operação ou prestação, ou na quantidade de mercadoria, quando efetuada no período de apuração do imposto em que tiver sido emitido o documento fiscal original ou para lançamento do imposto não efetuado em época própria, em virtude de erro de cálculo.

1º Passo: No menu lateral, clique em “Financeiro” > “NF-e” > “Emissão de NF-e”.

2º Passo: Clique em “Gerar Avulsa”

3º Passo: Selecione a empresa remetente, o modelo de emissão, a finalidade (indique como NF-e complementar), informe o CFOP e a natureza da operação e informe a chave de acesso da nota que vai ser complementada.

Dica: Como exemplos de preenchimento na opção "Natureza da operação", podem ser utilizados os termos “Complemento de Produto”, “Complementar ICMS”, Complementar ICMS ST”, “Complementar IPI”, “Complementar Quantidade”, “Complemento Preço”, etc.

Importante: O CFOP da nota fiscal complementar deve ser o mesmo da nota fiscal original.

4º Passo: Informe os dados do cliente, conforme nota referenciada

5º Passo: Para complementar o valor ou a quantidade de um produto ou quantidade, selecione a aba “Barris” ou “Acessórios, Garrafas, Equipamentos”, informe o produto e a nova quantidade e/ou novo valor.

Importante: Todos os dados referentes ao imposto do produto devem ser iguais os dados da nota referenciada.

6º Passo: Clique em Visualizar Prévia do DANFE para obter uma prévia de sua emissão, ou, na opção "Gerar NF-e" para gerar sua NF-e complementar de Produto.

bottom of page