Como emitir nota fiscal para consumidor final (NFC-e)?
A NFC-e ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (modelo 65) é um documento emitido para o consumidor final que consiste em oferecer as informações sobre o produto adquirido, como valor de compra, tributos e demais características.
As operações acobertadas por NFC-e, são permitidas apenas para comercializações Estaduais. Para operações interestaduais, opte pela emissão de uma NF-e (modelo 55).
Antes de emitir a NFC-e, confira se o CFOP e classe de impostos da operação estão parametrizados.
1º Passo: No menu lateral, clique em “Financeiro” > “NF-e” > “Emissão de NF-e”.
2º Passo: Utilize o filtro lateral, para realizar as buscas. Repare que serão listados os pedidos de vendas, de acordo com a seleção do filtro de buscas.
Vermelho: Pedidos de venda que estão com a emissão fiscal pendente.
Verde: Pedidos de venda para os quais já foram emitidas as Notas Fiscais Eletrônicas.
3º Passo: Selecione a checkbox ao final da linha do pedido, o qual deseja realizar a emissão fiscal, e clique em “Gerar Selecionadas”. Você será direcionado para a tela de Emissão Fiscal.

4º Passo: Na tela de Emissão Fiscal, serão exibidas as principais informações para preenchimento antes da emissão fiscal. Dica!: Garanta que no Cadastro do Cliente, a opção “Cliente Final” esteja habilitada como “SIM”.
Modelo: No campo “Modelo”, selecione a opção “NFC-e”
CFOP: Na emissão de NFC-e são aceitos três CFOP’s, sendo eles 5101, 5102 e 5405. Indique o CFOP que representa a operação.
Importante!: A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica poderá ser emitida com tomador ou se tomador. Caso não deseje informar o CPF do cliente, a emissão do documento fiscal deverá ser feita sem tomador. Portanto, selecione a opção “Sem Tomador”, como ilustrado na imagem a seguir.
5º Passo: Após confirmar que todos os campos estão preenchidos corretamente, clique em “Gerar NFE”.Pronto! Sua Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica foi emitida.




