Como realizar o cadastro de Fichas Técnicas?
As fichas técnicas das cervejas guardam informações importantes quanto a sua produção, pois trata-se da receita de cada uma delas. Uma cerveja pode ter mais de uma ficha técnica, uma vez que sua produção pode ocorrer de maneiras diferentes quando alguns parâmetros são alterados. Veja a seguir um passo a passo de como realizar essa operação.
1º passo: Clique em "Cadastros" > "Produção" > "Fichas Técnicas". Depois, clique em "[+] Novo (F2)".

2º passo: Em "receitas" coloque o tipo, nome, quantidade, unidade, etapa e fabricante da cerveja. Depois clique em "[+] Adicionar".

Importante: Informe se no processo de fermentação serão adicionados adjuntos (extratos, frutas...) que aumentam o volume em tanque.
Dica: Caso um insumo ainda não esteja devidamente cadastrado ao sistema, o usuário poderá fazer/alterar seu cadastro diretamente por esta tela clicando no botão "Cadastro de Insumos" que irá redirecionar o usuário para tal fim.
Dica: Nesta aba também é possível calcular os custos dos ingredientes, custos totais e custo teórico por litro de cerveja, clicando no botão "Calcular", no canto inferior direito da tela.
3º passo: Clique na aba "Etapas de Produção", selecione uma etapa (já cadastrada no sistema), informe o dia que se iniciará e encerrará, se haverá transferência de tanque e caso haja alguma instrução operacional a ser feita sobre a etapa, também deverá ser informada. Depois, clique em "[+] Adicionar".

Dica: Ao escolher a opção Importar Etapas, você poderá escolher importar as etapas de uma ficha técnica já cadastrada, uma vez que as etapas podem ser similares. Isso irá agilizar o trabalho.
Atenção! As fichas técnicas devem ser parametrizadas por volume da(s) panela(s) de brassagem. Não é recomendado parametrizar uma ficha técnica por Litro (unitário), visto que na maioria dos casos, a ampliação da receita não é proporcional ao volume de produção.