Vínculo de impostos e produtos
Com as classes de impostos já definidas, é possível fazer o vínculo das operações e produtos para automatizar o processo de faturamento.
1º Passo: No menu lateral, clique em “Cadastro” > “Financeiro” > “Fiscal” > “Tabela de Impostos e Produtos”.
2º Passo: Para vincular uma classe de imposto a um determinado produto/operação da empresa, clique em “[+] Novo (F2)”, preencha os campos e clique em “Salvar (F2)”.
3º Passo: Ao definir os parâmetros da operação, sempre que for emitido um documento fiscal que se enquadre nas condições informadas, será aplicado a classe de impostos vinculada.
Dica: No exemplo a seguir, sempre que for emitido uma Nota Fiscal pela empresa ArBrain, que se configurar como uma operação de venda de chopp (todos os chopps), com o CFOP 5401, para revenda no estado do Paraná, será aplicada a classe de impostos “CFOP 5401 - REVENDA CHOPP PR”
Empresa: Informe a empresa responsável pela emissão da nota fiscal eletrônica sob os produtos em questão.
Tipo: Indique a natureza da operação, que pode ser uma entrada ou saída.
CFOP: Informe o código de CFOP de entrada/saída da operação.
Operação de Venda: Refere-se aos tipos de operações de entrada e saída que podem ser uma “venda”, “bonificação”, “remessa de comodato”, “retorno de comodato” ou “outros”.
Consumidor Final: Refere-se ao destinatário da nota, este pode ser ou não um consumidor final. Esta informação deve ser destacada no cadastro do cliente.
Categoria: Informe a categoria dos produtos em questão, que podem ser: garrafas, chopp, acessórios e equipamentos.
Produto: Dentro da categoria definida acima, informe o produto que será vinculado à classe de imposto. Existe a opção de escolher TODOS OS PRODUTOS DA CATEGORIA, caso sejam aplicadas as mesmas condições fiscais para todos os produtos.
Embalagem: Refere-se ao volume da embalagem, para produtos da classe GARRAFAS
NCM: A Nomenclatura Comum do Mercosul é um Código, de 8 posições, que identifica os produtos e cria uma classificação padrão para compras e vendas e determina as alíquotas aplicáveis dos tributos sobre esse produto. O NCM é referenciado direto pelo cadastro do produto, caso este tenha sido informado.
Estado: Indique a Unidade Federativa (UF) de instalação do remetente da nota.
Classe de Impostos: Indique, qual classe de imposto, cadastrada anteriormente, deverá ser vinculada aos produtos/operação em questão.


